quinta-feira, 3 de setembro de 2009

almoço com design

Hoje à hora de almoço fui com a P. dar uma espreitadela ao novo MUDE, o Museu do Design e da Moda que abriu em plena Rua Augusta. A colecção foi comprada ao coleccionador Francisco Capelo pela Câmara Municipal de Lisboa em 2002 e inaugurou à pouco com pompa e circunstância.:)


De Corbusier e Verner Panton a Christian Dior e Vivienne Westwood, o Design e a Moda percorrem juntos os séculos XX e XXI. Esta era a proposta da exposição, mas fiquei desiludido. Tem peças giras, é claro, era impossível não ter. Mas não gostei da forma como estava montada a exposição. A maior parte das peças estão expostas sobre umas paletes pintadas de branco com o aspecto mais pobrezinho que há. E a iluminação pura e simplesmente não existe.



Depois o edífico, a antiga sede da Caixa Geral de Depósitos, foi escavacada por dentro, sinceramente não sei para quê, deve ter sido para lhe dar um ar mais moderno ;). Ainda lhe deixaram o antigo balcão central todo em mármore preto, vá lá... Tudo aquilo soou-me bastante pretencioso. Têm conteúdo mas a forma é muito atabalhoada Lol.



No segundo piso, têm uma agradável surpresa. Uma exposição dedicada à arte gráfica, neste caso aplicada aos cartazes políticos. É um olhar sobre como se constroi a imagem de um político através da propaganda. Pura manipulação. E tem cartazes da delirantes, muito nos rimos lol



De qualquer forma, vale a pena passar por lá até porque é gratuito. É um bom programa e sempre se veêm, bem ou mal iluminadas, peças como esta cadeira na qual me adorava sentar a ler o jornal da manhã lol ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário