quinta-feira, 4 de março de 2010

quadros silenciosos

Hoje fizémos mais um almoçinho cultural. A minha sobrinha I. também veio o que foi uma boa surpresa. O destino era a Gulbenkian e o objecto a exposição "A Perspectiva das Coisas: a Natureza-morta na Europa", séculos XVII a XX.

Mas estávamos tão esgalgados que fomos directamente almoçar. Os panados de frango saíram vencedores.


Finalmente não choveu e a vista da esplanada não podia ser melhor.



Depois a exposição propriamente dita e aqui vou fazer um copy past do texto de apresentação do site da Gulbenkian:

"A Perspectiva das Coisas: a Natureza-morta na Europa", séculos XVII a XX é primeira mostra dedicada a este tema realizada em Portugal e será apresentada em duas partes. A primeira, a realizar entre 12 de Fevereiro e 2 de Maio, reunirá 71 pinturas dos séculos XVII e XVIII. A produção dos séculos XIX e XX será exibida mais tarde, entre 21 de Outubro de 2011 e 8 de Janeiro de 2012.



As obras, de invulgar qualidade, provêm de várias colecções privadas e museus, como a National Gallery of Art de Washington, o Metropolitam Museum de Nova Iorque, o Museu do Louvre, o Museu do Prado, o Rijksmuseum de Amesterdão, o Mauritshuis de Haia, a National Gallery de Londres, o Fitzwilliam Museum de Cambridge, entre tantos outros.



A exposição explora os temas recorrentes da natureza-morta ao longo de quatro séculos de história: frutos, caça, cozinhas e mesas de banquete, pintura de flores, instrumentos musicais, gabinetes de curiosidades, Vanitas e obras em trompe-l’oeil. A diversidade do tratamento artístico destes temas nos vários países será demonstrada através do confronto de obras, como por exemplo, as naturezas-mortas das pintoras Louise Moillon e Fede Galizia, ou as cenas de cozinha de Jean-Siméon Chardin e Luis Meléndez.


A exposição está bem montada, com a luz adequada porque são quadros silenciosos. E no entanto contam tanto. Dizem tanta coisa. É bom ler os quadros.




E gostámos, apesar de no final termos chegado à conclusão que gostamos mais de "naurezas vivas" lol lol. Agora a sério, vale a pena e ainda por cima o bilhete (5 euros) dá acesso a uma visita extra ou ao Museu Gulbenkian ou Centro de Arte Moderna.

Sem comentários:

Enviar um comentário