sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tchaikovsky e eu

Piotr Ilitch Tchaikovsky nasceu a 7 de maio de 1840 em São Petersburgo e hoje celebra-se o 170º aniversário do seu nascimento. Esta é uma data que não poderia deixar passar em branco porque o meu amor pela música erudita ou clássica, como lhe quiserem chamar, nasceu com ele.
A minha mãe adorava ballet e desde pequeno que me levava aos espectáculos para ver as obras mais acessíveis e lúdicas para uma criança. Assim a minha infância foi passada a ver muito ballet nomeadamente "O Lago do Cisnes", "O Quebra-Nozes", "Romeu e Julieta", tudo obras de Tchaikovsky.
Confesso na altura gostava não muito de dança clássica mas estas idas ballet educaram-me o ouvido e abriram-me horizontes para explorar a música clássica de outra maneira. E na minha adolescência comecei a ouvir concertos, sinfonias, ópera e deixei definitivamente o ballet para trás.
No entanto, ainda hoje gosto muitíssimo do "Sawn Lake", a música é linda, a história também e é dos poucos ballets que já vi ao vivo várias vezes durante a vida. Deixo-vos aqui um trecho para matar saudades.



Adoro este "Pas de Quatre".



Tirando os bailados, a restante obra do Tchaikovsky só conheci mais tarde e devo confessar que sou fã das sinfonias e dos concertos e este para mim é especial.



No meu coração de musicólogo, o Tchaikovsky foi o meu primeiro amor.

2 comentários:

  1. Tanto quanto me lembro tb foi com Tchaikosky que me iniciei no ballet. Adorei este presente. Obrigada.

    ResponderEliminar